“A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos. Hipocrisia é pretensão ou fingimento de ser o que não é. Hipócrita é uma transcrição do vocábulo grego “hypochrités”. Os atores gregos usavam máscaras de acordo com o papel que representavam numa peça teatral. É daí que o termo hipócrita designa alguém que oculta a realidade atrás de uma máscara de aparência.” (Wikipédia)
Mais uma vez, a hipocrisia é tema de uma postagem aqui no blog. Motivo? O mundo é hipócrita (inclusive eu). Tá, todo mundo já sabe disso, já falei no outro post... Mas o negócio tá ficando pior... E é isso que tá me preocupando. Ou tá ficando pior ou eu sou muito "tabacudo" (como alguns dizem), pra não perceber isso. Tá descarado demais; não estão mais fazendo questão de esconder... Virou bagunça.
O lance é que eu não ligo de serem hipócritas ou não. Todos somos atores. Somos pessoas diferentes para amigos, família, colegas, trabalho, namorados(as), enfim... É natural. É espontâneo. Ninguém é igual para todo mundo. O que tá me deixando nervoso é perceber que as pessoas tão sendo hipócritas descaradamente, sem vergonha, por malícia, por maldade. Era pra ser assim? Não digo que a hipocrisia é um aspecto positivo da personalidade humana, porém, é "inerente" à espécie e eu não vou conseguir extinguir isso. Mas muito me incomoda o fato de ver pessoas que se dizem "verdadeiras", sendo mentirosas e ainda assim, querendo estarem certas. Deu pra entender?
Eu sei que faço minhas besteiras, que falo bobagens, etc. Porém eu assumo meus erros, procuro corrigir e mesmo que não os queira corrigir, não sou hipócrita a ponto de dizer que não fiz, que não faço, que não farei. No máximo, falo que não gosto, que não é meu perfil, que não sou assim. Mas se fizer, não disse que nunca faria ou que nunca fiz. "Nunca" é uma palavra pesada demais pra estar se falando assim à torta e à direita. E se algum dia falei, foi por falha (sou humano) e reconheço que usei sem pensar. Porém não me vejo como certas pessoas que colocam máscara de santo(a) em determinados assuntos e, com o tempo, a máscara perde o elástico e se solta, mostrando quem a pessoa é verdadeiramente.
Não digo que todo mundo é verdadeiro em tudo (eu mesmo não sou e muita gente sabe disso). Porém, quando estou falando a verdade, morro confirmando o que disse, mesmo que tudo implique que eu fiz ou disse algo diferente. Não sou tão hipócrita assim. Não gosto desse perfil no meu caráter. Não faz parte da minha personalidade 24h por dia. Sou sim, hipócrita, em alguns momentos. Quem não é? Mas ser hipócrita em muitos momentos? Me incomoda.
Lógico que ninguém vive pra me agradar (não sou tão importante assim). Porém eu posso escolher conviver apenas com quem a companhia é agradável pra mim. É um direito meu, que estou começando a exercer novamente. E já notei que muita gente não vai me fazer a mínima falta. Não por terem me feito mal ou por não terem feito nada. Apenas por serem pessoas tão hipócritas e falsas que a simples presença delas iria me tirar do sério (não conseguiria ver verdade em nenhuma atitude delas e tudo ia parecer falso e forçado).
"Ah Benylton, assim você não vai ter contato com ninguém... O mundo é hipócrita"... (Me falaram isso). Eu sei disso, não sou tão bobo assim. Porém não tenho contato com o mundo todo... ou seja... Vou excluir apenas as pessoas muito hipócritas que convivem comigo... as pouco hipócritas ficam, até porque elas também me aguentam ^^ Hehehehehehe E outra... não são hipócritas comigo (pelo menos não muito ^^). Ninguém fala tudo sobre tudo. Ninguém se expõe assim. Mas há quem sabia dosar as coisas sem usar pra enrolar e magoar outras pessoas. E são essas que são admiráveis: as que sabem controlar seus defeitos e que respeitam os outros.
Enfim... Hipocrisias à parte, entendo o jeito de ser de cada um. Mas como eu sempre disse: Eu entendo, mas não aceito. Ninguém é obrigado a aceitar ninguém. O povo fala muito em aceitação, quando, na verdade, aceitar é bem mais complicado que entender. Posso entender perfeitamente as atitudes de algumas pessoas e não aceitar o fato de terem tomado tais atitudes. É isso. Sou hipócrita, você é hipócrita, o mundo é hipócrita. O que diferencia cada um de nós é "como somos hipócritas"... Entendeu? Não precisa aceitar não, só entender mesmo... Já tá de bom tamanho.
Tem mais?
Tem. Mas só daqui a alguns dias. ^^

Nenhum comentário:
Postar um comentário