Hipocrisia...


hi.po.cri.si.a
sf (gr hypókrisis+ia) Manifestação de fingidas virtudes, sentimentos bons, devoção religiosa, compaixão etc.; fingimento, falsidade.


     Essa palavra apareceu ainda agora num diálogo que tive com um amigo meu. Quando a li, fiquei pensativo... Vocês já pararam pra pensar a quantidade de gente hipócrita que existe no mundo? Que existe ao nosso redor? Você já percebeu que alguém hipócrita olha pra você todo dia quando você se olha no espelho?
     Pois bem... foi disso que resolvi falar nesta postagem. Todos somos hipócritas. Nem adianta dizer que não. Todos fingimos algo; fingimos ter falsas virtudes e até mesmo falsos defeitos, afim ou não de agradar outras pessoas ou a nós mesmos. É incrível como somos falsos e fingidos mesmo quando nem percebemos (sim, muitas vezes percebemos falsidades e fingimentos em nossas atitudes). Estamos praticamente em todo tempo sendo hipócritas.

"Ainda não havia aprendido o quanto a natureza humana é contraditória. Não sabia quanta hipocrisia existe nas pessoas sinceras, quanta baixeza existe nos nobres de espírito, nem quanta bondade existe nos maus."
William Somerset Maugham (1874 - 1965)

     Eu também sou hipócrita... Não seria hipócrita ao ponto de dizer que não o sou. Sim, sou. Todos somos. O que diferencia é a intensidade com que se é. Fingimento e falsidade estão em nossas vidas desde o começo da humanidade... cabe a mim e a você fazer com que no final da humanidade, pelo menos metade de nós sejamos menos hipócritas. E me perdoe se tiver algo de hipócrita neste texto. Às vezes eu o sou sem nem perceber...

Tem mais?
Tem, mas só amanhã.

Ton

Espero que você tenha se conectado comigo após a leitura deste texto.

Um comentário: