A Embalagem


     Este post também vem em forma de metáfora, mas acho que você vai entender novamente do que falo antes que chegue ao fim do texto.

     Ele sabia: tinha que vender seus produtos antes que eles perdessem o prazo de validade. Era fato. Então, saiu oferecendo amostras grátis a todos os que passavam por perto. Havia apenas um problema em seus produtos. Um problema grave, essencial para que eles fizessem sucesso: o conteúdo. E agora? O que fazer? Como vender? Veio a ideia espetacular, única e, claro, salvadora: "Vou preparar uma embalagem perfeita, sem defeitos, chamativa, linda. Assim, todos vão comprá-los sem nem querer provar o conteúdo.". E assim o fez.
     O esperado aconteceu. Sucesso! Todos foram vendidos em pouco tempo. Havia até quem quisesse fazer encomenda. O vendedor, claro, ficou super feliz com o resultado. Como não havia pensado nisso antes? Seu produto tinha um conteúdo ruim, ele sabia, mas além do conteúdo, a embalagem não era das melhores. "Como não pensei nisso antes?". Estava salvo. Não iria falir e tudo tinha se resolvido. O vendedor chegou até a debochar de alguns amigos que tentavam vender seus produtos ainda com embalagens "feias".
     Porém, tanta felicidade durou pouco. Começaram a chegar reclamações dos clientes insatisfeitos com a qualidade do conteúdo de seu produto. E as devoluções foram inevitáveis. Mais uma vez, estava lá o vendedor em um dilema: "Não querem mais o meu produto.". O que fez? Trocou a embalagem por outra ainda melhor, mais chamativa e alcançou seus objetivos: vendeu todos novamente. Mesmo assim, as devoluções continuaram.
     O resultado era inevitável: a marca caiu na rejeição dos clientes, o vendedor ficou mal visto, faliu e saiu do mercado de trabalho. Estava desmoralizado. Com o tempo, encontrou alguns de seus amigos e viu que os mesmo vendiam seus produtos mesmo com a embalagem "feia". Não segurando a curiosidade, perguntou a um deles como ele fazia para conseguir vender um produto tão feio. A resposta foi simples: "O conteúdo do produto é muito bom e isso faz com que a embalagem seja esquecida, até porque o que importa não é a embalagem e sim o conteúdo.".
     O vendedor percebeu então o que muita gente ainda não notou: Por mais que o produto tenha nome, seja valorizado e tenha uma embalagem linda, perfeita, ele jamais fará sucesso se o seu conteúdo for ruim. Ninguém compra um produto constantemente sabendo que ele é ruim.

     É simples. Você, leitor, não compraria todos os dias um biscoito só porque a embalagem dele é chamativa. Poderia até comprar uma vez, mas ao provar, mesmo sendo bonitinho, certamente não o compraria outras vezes. Então já deve ter percebido do que estou falando. É bem assim nas relações pessoais. Às vezes nos iludimos com algumas embalagens sem prestar atenção no conteúdo. Resultado? Percebemos a "furada" em que nos metemos, devolvemos o produto ou não o compramos mais. Assim também é com muita gente que sabe que não tem o conteúdo tão bom assim. O que fazem? Deixam a embalagem linda, perfeitinha e saem vendendo-se pela embalagem, enganando os clientes despreparados que não observam o conteúdo antes de qualquer coisa. Abaixo segue uma frase que foi criada por mim em um momento que acabei sendo iludido por uma embalagem chamativa:

"Um corpo bonito atrai olhares; um coração puro, sentimentos"

     Embalagem nem sempre é sinônimo de bons produtos. Há exceções, claro, mas são raras. Muito raras.


Tem mais?
Tem. Mas eu acho que só amanhã.

Ton

Espero que você tenha se conectado comigo após a leitura deste texto.

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