Crítico


     Como sempre, cá estou eu a falar sobre algo que surge nas minhas conversas com o pessoal ou nas minhas percepções das coisas. Dessa vez é sobre a Crítica. Estava conversando com um amigo meu e ele disse que eu sou muito crítico. Será? Sei lá... Só sei que eu fiquei com isso na cabeça e resolvi escrever sobre. O bom, é que fui acusado de ser autocrítico, o que é mais tranquilo. Olho pros meus pés primeiro e isso é bom. Pior seria se eu apontasse o dedo pra outras pessoas e esquecesse dos meus erros e defeitos.
     O assunto surgiu quando eu comecei a falar mal do meu texto anterior: Autorretrato. Quem já leu os posts anteriores deve ter percebido a queda de qualidade que aconteceu nesse post. Que texto foi aquele? O tema e a ideia não mudo, mantenho a mesma coisa. Porém a construção... Vou nem comentar. Vocês já leram, já devem ter comentado, já devem ter "qualificado" e tudo mais. Não adianta refazer ou retirar. Deixa ele lá. É bom que serve de base pra saber que não sou um escritor tão bom quanto alguns amigos dizem (e eu sempre falei isso).
      Não gosto de fazer algo e não olhar pra trás e identificar onde errei. Não gosto de produzir algo e não me autocriticar para saber onde estão minhas falhas (se bem que algumas eu mesmo não consigo identificar). Eu acho isso válido e muita gente deveria achar também. A autocrítica é válida. Não para nos acharmos sempre inferiores em tudo, mas para sabermos onde e como podemos melhorar. Escrevo meus textos, faço meus bonecos, escrevo meu livro, trabalho, vivo, mas sempre me observando como se eu fosse outra pessoa. Gosto de fazer isso. Me observo de longe. Então, quando vejo que algo não tá legal, "meto o pau".
     Mas minhas críticas não são apenas destrutivas (como disseram). Eu me critico pra o bem também. Porém, é fato que, em todas as atitudes e atividades nossas, sempre vão existir "falhas" a serem corrigidas. Não quero nem pretendo ser perfeito, até porque eu sei que ninguém nunca será. Porém enquanto eu tiver o senso crítico de avaliar minhas falhas e defeitos, farei. Não vou me corrigir pensando no que outras pessoas vão achar de mim, jamais. Não vivo pra os outros. Vivo para mim. Então, só preciso me corrigir para que eu me ache "bacana" (e sei que há quem critique essa minha postura). Avalio minhas falhas para que eu me agrade ao observar minha postura, minhas atitudes, minhas atividades, enfim...
     Claro que eu sei que em determinados ambientes a gente "tem" que ter uma postura de acordo com o padrão que outras pessoas querem (é triste, mas é verdade). Porém, nos momentos que estou sozinho ou em outros em que a opinião alheia não faz a mínima diferença, ajo de acordo com o que eu acho que seja válido. Gosto disso. Gosto de saber que ainda tenho o controle de quem eu sou. Que não estou virando um robozinho manipulado com a intenção de que outras pessoas me vejam "como elas querem". Gosto de olhar para mim e perceber que eu estou gostando de me ver fazendo ou agindo daquela forma. Mas me critico. Muito. Preciso.
     É como eu disse ao meu amigo: "Menino, se já sou assim me corrigindo e criticando tanto, imagina se eu não me autocriticasse?" Quero nem pensar... Se bem que dou ouvido às críticas de outras pessoas também. Aprendi a separar as que são válidas das que não valem nada. Aprendi a ver quem me avisa algo pra me ver bem, melhor e quem avisa algo pra me ver pra baixo. Aprendi a separar as palavras amigas das "não tão amigas assim" e também aprendi a ver quem tá querendo ajudar, mas não consegue se expressar direito. Isso demorou, mas eu acho que consegui chegar perto desse entendimento (eu acho).
     Enfim, (eu posso usar o enfim aqui heheheheh Não é um texto oficial) eu gosto de receber críticas. Sempre gostei. Mesmo as "destrutivas". Não para que eu me molde de acordo com o olhar de outras pessoas, mas para saber que, por mais que eu tente, não agrado a gregos e troianos. Jamais vou agradar. Então, prefiro agradar a mim e a quem me interessa (o que já é bem difícil). Sigo observando minhas atitudes, atividades, palavras, etc. Sigo me autocriticando, me autoavaliando, me auto"seja lá o que for". Queria que algumas pessoas que eu sei que não leem este blog pudessem lê-lo para poder plantar uma sementinha nelas, mas sei que isso não vai acontecer. Então, pra quem o lê, seguem alguns pensamentos:

"Antes de começar a criticar os defeitos dos outros, enumere ao menos dez dos teus."
A. Lincoln

"Prefiro os que me criticam aos que me bajulam. Os que me criticam me corrigem, os que me bajulam me corrompem"
Santo Agostinho

"Para evitar críticas, não faça nada, não diga nada, não seja nada."
Elbert Hubbard

Tem mais?
Tem. E pode criticar!
Eu gosto! ^^

Ton

Espero que você tenha se conectado comigo após a leitura deste texto.

    Nenhum comentário: