Vou iniciar o texto de hoje com uma pergunta: 'Você tem medo?' Parou para pensar bem na resposta que dará a esta pergunta? Se disser que não tem, é mentira. Todo mundo tem medo de algo, inclusive eu. Do quê você tem medo? Você deve estar pensando em animais, objetos, coisas estranhas e tudo mais. Eu não. O meu medo é bem comum: Antropofobia. Tenho medo de pessoas. Tenho medo de mim, de você, dos meus amigos, dos colegas, dos desconhecidos, da humanidade. Tenho medo do ser humano.
Dramático? Não acho. Na verdade, todos nós temos medo de todos nós. Confuso? Não. Seria motivo de risos pensar que eu vejo alguém na rua e saio correndo, gritando. Negativo. Consigo olhar para pessoas e conseguir ficar no mesmo lugar ou até mesmo interagir com elas. Essa fobia não consiste em ver e temer; consiste em conhecer, observar e temer. É bastante diferente.
Você já parou para analisar o ser humano? Já se pegou analisando até onde uma pessoa "racional" pode chegar para obter êxito em algo? O que as pessoas fazem quando são contrariadas? Até onde podem ir para impor seus ideais? Como a sociedade está repleta de seres com capacidade destrutiva inimaginável? O ser humano mete medo. Fato. Tremo só de pensar que, por trás de uma pessoa simpática, pode esconder-se um(a) maníaco(a). Sério que você não concorda? Okey. E quanto à capacidade de matar e destruir tudo que toca? Falo nada...
Assistam ao vídeo abaixo, que foi o que me motivou a escrever este texto, e pensem bem no que estou falando:
"Man" vídeo de Steve Cutts
Entendeu agora sobre o que eu estou falando? Isso porque eu não estou abordando o que o homem faz com o próprio homem; o seu "próximo". Se for entrar neste aspecto da abordagem, você, provavelmente, vai se cansar de ler, pois haverá muito texto a ser escrito. Então assim: Tenho medo do ser humano; de todos nós. Justamente por isso, tenho me escondido no meu mundinho interior várias vezes. E é nele que vou ficar todas as vezes que me deparar com o animal "racional" mais irracional que existe neste planeta: Nós.
É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.
Victor Hugo
Fico maravilhado com os seres humanos... alguns até falam!
Mestre DeRose
Tem mais?
Tem. Ainda tem muita coisa pra falar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário