Humildade



Humildade: Característica de pessoas francas, que aceitam a verdade e que têm senso de realidade apurado. Reconhecem seus erros e acertos com a mesma naturalidade. Não subestimam, nem supervalorizam fatos, pessoas, coisas ou a si mesmos!

     É, realmente, complicado entender os motivos que levam uma pessoa a perder a virtude da humildade. Não restringi esse "não entender" só a mim, pois penso ser angustiante para todos. O que está acontecendo com as pessoas? O que leva um ser denominado humano a usar todas as suas armas para poder minimizar a existência do outro? Que prazer há em fazer alguém sentir-se inferior a mim?
     Todos os dias encontro, no meu trabalho, algumas pessoas que se valem de sua posição para poder humilhar os demais. Pra quê?! Juro que não entendo. Acho que tem a ver com a falta de algo, um quê de inferioridade que essas pessoas devem sentir em relação à vida. Agem como se o mundo devesse servi-las... Como se tivéssemos que temer quando aparecem. Vazias.
     Fico pensando o que estas pessoas têm para dar. Gabam-se de ter dado moedas a um mendigo, de ter ajudado na cesta básica da igreja, de ter dado uma roupa que não gostava a alguém. Pronto. Fizeram seu papel de bom cidadão. E depois? E no outro dia? Na outra hora? No outro minuto? São humildes naquele momento, para mostrar aos outros que "são humildes". Dão quase nada pois, apenas têm "quase nada" a oferecer.
      Não sei se sou humilde. Às vezes devo não ser mas procuro, o máximo possível, sê-lo. Não gosto quando percebo que fiz mal a alguém, que humilhei ou rebaixei. Isso me dá agonia só de pensar que fiz. Todo ser humano merece respeito e consideração. Todos somos importantes e precisamos uns dos outros. O fato de eu estar em uma posição maior que alguém, não me dá o direito de achá-la inferior. São posições diferentes que dependem uma da outra. Ninguém consegue desempenhar um bom trabalho sozinho. "Duas cabeças pensam melhor do que uma" e isso mostra que precisamos uns dos outros, sim!

     Humildade é a virtude que nos torna abertos a aprender e mudar. Ela só é possível quando temos auto-respeito, que só pode vir com autoconhecimento. Conhecer-se é entender que somos parte de um todo, como um raio de uma roda. Não somos tudo, também não somos nada. É a humildade que cria este entendimento e nos mantêm em equilíbrio.Quando não somos apegados às nossas boas qualidades nem às nossas fraquezas, podemos lidar com ambas. Através de cultivo amoroso, nossas qualidades positivas crescem e servem outros. Através da atenção e honestidade, nossas fraquezas diminuem.

     Com humildade reconhecemos o direito que todas as coisas têm de existir; existir em liberdade e existir em felicidade. Este direito inato é uma lei imortal. Subserviência nos relacionamentos ou aos objetos materiais é resultado do medo; medo de sermos nós mesmos; a falta de coragem de enfrentar, de mudar, de mover numa outra direção. Autorrespeito nos libera do medo e da dependência. Quando não pensamos profundamente o suficiente por nós mesmos, nos tornamos subservientes às opiniões sociais e às pessoas com as quais interagimos.
     Humildade traz introspecção, começamos a examinar as emoções que nos limitam. Abre a porta para o autoconhecimento. À medida que crescemos em autoconhecimento, crescemos em autoestima. Com essa estabilidade interior não há medo do que é diferente. Não há desejo de controlar pessoas ou situações. Sabemos que as coisas certas irão acontecer da forma correta, no tempo certo. Humildade é a outra face do auto-respeito. Quanto maior a humildade, maior o auto-respeito. Nada e ninguém são uma ameaça. Nós somos livres.


"Ser humilde com os superiores é obrigação, com os colegas é cortesia,
com os inferiores é nobreza."
Benjamin Franklin

"Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas.
Muito conhecimento, que se sintam humildes.
É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu,
enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe."
Leonardo da Vinci

Tem mais?
Tem. Mas só quando a correria passar.


Ton

Espero que você tenha se conectado comigo após a leitura deste texto.

    Nenhum comentário: